29.9.21

Covid e morbidez

O HermanCainAward é um fórum que documenta em detalhes o adoecimento, dificuldades e morte de negacionistas da Covid. É muito cruel, mas parece que faz alguns se vacinarem. Me juntei ao fórum para observar um pouco, mas ainda não encontrei todo o horror que a matéria viu - embora o motibo básico da indignação esteja obviamente presente.

O futuro é promissor

Embora a nossa vá mudar até 2050 - pode ser para um pouco pior ou para muito pior - uma coisa é certa: teremos queijo. Daí é só jogar no seu hamburguer de carne de laboratório e pronto.

28.9.21

E o Fotolog Instagram da semana é...

Replicant Noir: Só Blade Runner em fotos de produção, bastidores, ilustrações inspiradas pelo filme e sua continuação. (Se não viu Blade Runner 2049, veja.)

27.9.21

Holden Caulfield, Homem-Aranha

Como todo super-herói que se preza, o Homem-Aranha também tem versões estranhas de si mesmo. Muitas versões, até uma em que ele é escrito por J. D. Salinger.

Pintura autobiografica

Quem diria que os personagens isolados, espaços ermos e figuras solitários nas pinturas de Edward Hopper teriam alguma conexão com a biografia do meu pintor preferido?

24.9.21

Ota (1954 - 2021)

Otacílio d'Assunção, o editor e cartunista Ota, foi encontrado "morto em seu apartamento nesta sexta-feira. Ota entrou no mundo dos quadrinhos aos dezesseis anos e continuou nele por toda a sua vida. Mais conhecido por seu trabalho na revista Mad, o cartunistarta colaborou com diversas editoras nacionais e deixa alguns personagens memoráveis e dezenas de Relatório Ota, dossiês humorísticos que imitam reportagens investigativas.

21.9.21

E o Fotolog Instagram da semana é...

Japanese Avant Garde Books: é o perfil de uma livraria no Japão, que exibe alguns dos livros absurdos do seu acervo. Tudo esta à venda.

HQ Mix: O Quiquito dos Quadrinhos!

Saiu a lista do Prêmio HQ Mix. Os indicados parecem uma lista de todo mundo envolvido com quadrinhos no Brasil e esse é apenas um dos problemas do prëmio, que homenageia uma cena de quadrinhos que não existe mais.

15.9.21

Fazendo salsichas

O Tedium é um boletim que se descreve como "o lado chato da Internet" e apresent dois textos grandes sobre algo que chamou a atenção do editor - na maioria das vezes tecnologias velhas. No de hoje, ele explica como é seu processo de pesquisa. Sempre dá para tirar alguma ideia de coisas assim.

Coluna social

A noite beneficiente que aconteceu na segunda no Metropolitan Museum em Nova York foi mais explicitamente política que habitualmente, com roupas caríssimas usadas como camisetas de campanha.

Entre as muitas fantasias (Kim Kardashian, Lorde, Grimes, Lil Nas X) e roupas de gosto duvidoso (Evan Mock, Ella Emhoff), Billie Eilish foi a vencedora da noite, com a promessa da Oscar de la Renta de parar de usar pele nas coleções da casa. (e um vestido fabuloso).

14.9.21

Três tempos e seu humor

As coisas que os romanos achavam engraçadas eram muito mais próximas do nosso humor do que esses trocadilhos horrorosos dos vitorianos.

OK, then

Quando eu entrei na Internet, em 1996, entre as maravilhas que encontrei estava uma espécie de enciclopédia da cultura alternativa americana dos nos 90. Uma das mais intrigantes era a entrada sobre um refrigerante dedicado aos indies, com ilustrações de Daniel Clowes na lata. O site e refrigerante não existem há muito, mas tem gente que ainda lembra da OK Cola.

E o Fotolog Instagram da semana é...

Pulp Cover Beauties: mulheres em situacões absurdas saídas da imaginação de ilustradores taalentosos. NSFW? Acho que não.

Quando morre um leitor

Um vento soprou por cima da vida de João Melo. Um vento espinhara, o bafo quente do sertão, que cresta tudo, que tudo torra e esfarela. Ele não podia saber, mas aqueles anos despreocupados, com livros de bolso, cinema no sábado, futebol no domingo, tinham sido o ponto alto da leitura na vida dele. Dali em diante foi só descida, descida para a cratera-fornalha dos empregos, das dívidas, dos compromissos... A família compensando, com suas alegriazinhas e seu aconchego, o moedor-de-carne em que se transforma a vida de quem trabalha assim. De quem corre como se tivesse uma corda amarrada na cintura e a outra ponta amarrada num trem que não para nunca.

11.9.21

Aqui mesmo, há vinte anos

Há vinte anos atrás as Torres Gêmeas caiam e eu postava isso aqui, depois de virar a noite acompanhando a cobertura.

10.9.21

Quadrinhos de Sexta

Em homenagem aos vinte anos dos atentados de 11 de Setembro e os eventos totalmente imprevisíveis no Afeganistão, o quadriho da semana já passou por aqui. Get Your War On é um retrato absurdo de um período absurdo, iustado com clip art. A navegação é um pouco confisão, então presta atenção à sequência das tiras.

9.9.21

Hang loose

A história é sobre a conexão e as amizades criadas pelo skate e que transcendem classes sociais, idiomas e continentes. Mas poderia ser por qualquer outra coisa que fizesse as pessoas saíre das suas caixinhas e se abrirem umas para as outras.

Ladrão de casaca

Há anos um fantasma ronda as indústrias editoriais americana e europeias, dando golpes e consguindo livros inéditos e muito esperados. Ninguém entende o motivo, pois os livros vazados não aparecem antes em edições piratas. Cada um tem seus palpites - mutos convergem para o mesmo nome - mas ninguém conhece a identidade do responsável, mesmo depois de anos e investigações.

7.9.21

E o Fotolog Instagram da semana é...

A bióloga Ana Cristina Duarte cata coisas vivas e ex-vivas e coloca no microscópio. É isso, mas é massa.

Michael K Williams (1966 - 2021)

Mais cohecido por seu papel como Omar na série The Wire, o ator Michael Williams foi encontrado morto em seu apartamento vítima de uma aparente overdose. Williams nunca se tortou uma estrela, mas sempre era uma surpresa agradável encontrá-lo em algum filme.

6.9.21

Jean-Paul Belmondo (1933 - 2021)

Morreu Jean-Paul Belmondo, ator-símbolo da Nouvelle Vague francesa. Ele tinha 88 anos.

Sem coleira e sem patrão

Embora tenhamos uma resposta - "CAPITALISMO!" - na ponta da língua quando surge a pergunta "por que trabalhamos demais?", ela é bem incompleta. Práticas de trabalho implementadas para libertar o trabalhador intelectual de algumas amarras parecem ser as principais culpadas.

Anthony Bordain, chefe de cozinha

On Friday morning, I wake up at five-fifty-five. While I brush my teeth, and take my first aspirins of the day, I’m thinking about weekend specials. The grill station will be too busy for elaborate presentations, so I need things that are quick, simple, and easily plated. The people who will be coming tonight and tomorrow night to Les Halles, a restaurant on Park Avenue South where I work as the chef, aren’t like the people who come during the week. For the weekenders, a saddle of wild hare stuffed with foie gras is not a good special. Nor is any kind of fish with an exotic name.

C19: Liberdade e morte

Um video do New York Times nos leva aos Ozarks - região entre Missouri, Arkansas e Oklahoma - as pessoas têm sofrido e morrido de covid simplesmente por não quererem se vacinar. É surreal ver um homem falando sobre liberdade individual enquanto está a caminho da morte por excesso de teimosia. Liberdade de ser burro. E por pouco tempo.

3.9.21

A vitória da Evolução

Uma pautas dos debates públicos durante a primeira década do século foi o Criacionismo tentando arrebanhar o mesmo repeito que a Teoria da Evolução das Espécies. Muitos ataques absurdos de um lado, muito choro e ranger de dentes do outro, mas os debates sumiram dos olhos do público, numa evidente vitória da ciência.

Bonds. James Bonds.

Fotos de bastidores dos filmes de 007, com cada um dos atores que interpretou o espião britânico.

Quadrinhos de Sexta

Se a adaptação cinematográfica dirigida por Robert Altman já não foi um sucesso, não acredito que a versão de Popeye imaginada por Boulet fosse se sair melhor.